A IMPORTÂNCIA DO CORRETO DIAGNÓSTICO DA DEFORMIDADE DENTO-FACIAL – CASO I

✉️Querido Ortodontista:

Primeiramente, deixe-me dizer que Admiro sua profissão e seu propósito de conseguir, de alguma forma, mudar a vida de muitos mais pacientes do que eu teria capacidade. Crianças e adultos que, através de um tratamento ortodôntico, conseguem mastigar melhor, sorrir melhor e se gostar muito mais. Parabéns pelo seu trabalho!

Entendo que de um tempo pra cá, muita coisa mudou em ortodontia. Aparelhos convencionais tornaram-se invisíveis; o tempo de tratamento acelerou de forma drástica; dispositivos de ancoragem facilitam a sua vida; limitações ortodônticas foram e estão sendo superadas a cada dia, etc… etc… etc… Por outro lado, alguns empresários acabaram de alguma forma banalizando a especialidade, a cada dia que passa vejo mais aparelhos colados em bocas incompatíveis com tratamento ortodôntico, o número de profissionais aumentou consideravelmente, etc… etc… etc… Mas, felizmente, algo não mudou! O DIAGNÓSTICO!!!

🎯DIAGNÓSTICO! Isso mesmo, esta postagem é, NOVAMENTE, sobre o diagnóstico; mais especificamente das deformidades dento-faciais.
——————————————————————–

🔛Portador de uma deformidade dento-facial severa, o Gregory usou aparelho durante muito tempo e, mais uma vez, OBVIAMENTE, não teve seu problema corrigido e não ficou contente com o resultado.Alem disso, o ortodontista responsável pelo caso ainda extraiu 2 pré-molares inferiores para corrigir o apinhamento que possivelmente estava presente. Minha opinião sobre isso? Erro de diagnóstico!!! Erro grave de diagnóstico! Eram necessárias as duas extrações? Não sei, talvez sim, talvez não. Mas não é nisso que me atenho; e sim no fato de mesmo sendo portador de um retrognatismo mandibular e má-oclusão de classe II considerável, o profissional não titubeou em extrair 2 dentes inferiores que possivelmente aumentaria ainda mais a discrepância entre os dentes superiores e inferiores. Parabéns pela correção do apinhamento! Mas poderia explicar ao paciente a piora da má-oclusão e perfil facial?

Por vezes escuto que tratamentos assim foram propostos por que o paciente não quis realizar a cirurgia na época (seja o motivo qual for). Tudo bem, entendo isso! Entendo mesmo!Também atendo vários pacientes com outras necessidades que recusam as opções que temos a oferecer. Mas, agora, pense você comigo: uma pessoa com deformidade dento-facial que se submetida a tratamento ortodôntico isolado vai perder 2 ou 4 dentes, não terá suas queixas solucionadas e além disso vai mastigar pior, parecer pior e respirar pior, deve ser tratada mesmo assim? Pense com carinho! Deve?

✅Felizmente conseguimos propor o tratamento orto-cirúrgico ao Gregory. Após um trabalho muito competentíssimo da @dragerusadesa o Gregory foi submetido a cirurgia Ortognática, promovendo melhoras do ponto de vista de mastigação, respiração, estética e auto-estima.

❌Algum ponto negativo em tudo isso? Sim! Devido à extração dos pré-molares inf, o avanço de mandíbula necessário para adequar a oclusão deixou os 2os molares superiores sem antagonista; problema este que poderia ser evitado se o diagnóstico e o tratamento tivessem sido corretos lá no início do 1o tratamento.

Todos os dias recebo pacientes em tratamento ou com histórico de tratamento ortodôntico. Repito: todos os dias. Para a minha consolação, 80-90% estão contentes com o resultado e/ou estão cientes que o caso só poderá ser resolvido de forma ideal com o tratamento orto-cirúrgico. No entanto, ainda atendo uma parcela destes pacientes que relatam queixas oclusais, faciais e respiratórias; mesmo já tendo sido submetidos a tratamentos ortodônticos por 1, 2, 3 ou mais vezes. Por que será? Uma tentativa de corrigir deformidades dento-faciais com ortodontia isolada? O orto coloca aparelho achando que vai dar e se não der vai pra cirurgia? Medo de encaminhar o paciente para a cirurgia? Acho que não. O que é então? Erro de DIAGNÓSTICO!!

Lembrem-se: o diagnóstico não mudou! E assim o tratamento não pode ser proposto ou realizado baseado em tentativas, achismos ou “a opção mais fácil”.

Se você ainda estiver lendo, lembre-se que todos nós (você, eu, colega clínico geral, e principalmente o paciente) se beneficiarão de um DIAGNÓSTICO preciso!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhe
dr-fernando-antonini

A ESTÉTICA QUE VOCÊ PROCURA PODE ESTAR MAIS ACESSÍVEL DO QUE VOCÊ PENSA

VEJA MAIS...