Cirurgia da ATM

A Articulação têmporo-mandibular (ATM)

ATM é a abreviatura de articulação têmporo-mandibular. Essas articulações, juntamente com os músculos da mastigação, possibilitam os movimentos da boca como abertura,fechamento, e funções como mastigar, falar e engolir.

Em casos em que a doença articular se apresenta de forma grave ou não responsiva a tratamentos menos invasivos, abordagens cirúrgicas para remoção de tecidos inflamados, reposicionamento de discos deslocados, remoção de adesões que limitam movimentos ou até mesmo ressecção de possíveis tumores se fazem necessárias.

Felizmente, a cirurgia de ATM tem evoluído exponencialmente aos longos dos últimos anos e, cada vez mais, conseguimos realizar abordagens cirúrgicas menos invasivas.

Abordagens cirúrgicas

Artrocentese

Consiste em uma lavagem da articulação, visando eliminar  mediadores inflamatórios causadores de dor. Após este procedimento, os paciente tendem a apresentar melhora da movimentação articulação, maior abertura de boca e menos dor. Pode ser realizada em consultório odontológico sob anestesia local, sem necessidade de internação hospitalar

Artroscopia

A artroscopia da ATM é uma técnica minimamente invasiva que permite visualizar as estruturas e tratar as patologias articulares através de uma câmera de vídeo. Assim, é possível eliminar adesões e remover tecidos inflamados através de uma cirurgia vídeo-assistida, sem a necessidade de cortes e acessos extensos à ATM.

Cirurgia aberta

Em casos mais complexos ou refratários a tratamentos menos invasivos, pode-se realizar a cirurgia da ATM, que permite tratamentos como reposição dos discos articulares, ressecção de hiperplasia e tumores e tratamentos de travamentos e luxações. No entanto, mesmo que se opte por cirurgia abertas, realizamos acessos pequenos e com preservação das estruturas adjacentes à ATM, sendo considerado também um acesso minimamente invasivo.

Cirurgias de ATM Minimamente Invasivas

O Dr. Fernando Antonini é pioneiro em toda a região sul de Santa Catarina quando se trata das abordagens minimamente invasivas para os problemas da articulação têmporo-mandibular.

Situações isoladas de dor ao mastigar que não melhoram com o tratamento conservador podem ser resolvidas através da video-artroscopia das ATMs; garantindo e resolução das queixas álgidas através de uma cirurgia realizada por vídeo e mínimo trauma aos tecidos articulares..

Em casos de queixas de dor associadas a estalos e limitação de abertura bucal, o Dr. Antonini acessa as articulações por um acesso mínimo denominado acesso endaural, e realiza todo o procedimento cirúrgico de uma maneira muito menos invasiva.

Tais abordagens promovem as vantagens de ausência de cicatriz aparente, cirurgias mais rápidas, diminuição do risco de lesão a nervos faciais e recuperação do paciente de forma mais rápida e mais confortável.

Casos clínicos