Dentes Inclusos

A presença dos dentes inclusos (não erupcionados) podem causar problemas secundários,  então, removê-los enquanto é tempo é a melhor opção. Consulte logo um especialista!

Dentes do Siso

Trata-se de uma cirurgia realizada em consultório odontológico, sob anestesia local, com média de tempo entre 10 a 15 minutos por dente. O paciente optar por remover um ou mais dentes de uma única vez, tendo um pós-operatório tranquilo e sem dor

Tracionamento de dentes

Realizado em casos nos quais os dentes, apesar de estarem dentro do osso maxilar ou mandibular, podem ser aproveitados na boca. Assim, em conjunto com o ortodontista, faz-se uma tração do dente em direção ao seu local ideal de erupção.

Coronectomia

Técnica alternativa para a remoção da coroa dos dentes inclusos e manutenção das raízes. Indicada em casos específicos, como dentes inclusos próximo ao nervo da mandíbula, tal técnica promove os benefícios de uma extração, mas mantém os pacientes livre de riscos como parestesia (perda de sensibilidade) e fraturas de raízes.

CIRURGIA DOS DENTES DO SISO

Os “dentes do siso” são cientificamente chamados de terceiros molares. São os últimos dentes se desenvolverem e aparecer na boca, entre as idades de 17 e 25 anos, um tempo da vida que tem sido chamado de “Idade do Juízo.”

Se deixado incluso nos ossos maxilares, ou seja, se não forem removidos, os dentes do siso podem danificar dentes vizinhos, causar dor, fragilizar o osso mandibular, e ainda, o que é mais grave, desenvolver cistos e tumores ou causar uma infecção de origem dentária. A região da boca onde estes dentes estão é difícil de limpar, sendo assim um ambiente para as bactérias que levam à doença periodontal

Tracionamento de dentes

Sempre que possível, deve-se tentar o aproveitamento dos dentes inclusos (que não “nasceram”). Uma pequena cirurgia na boca promove a colagem de um dispositivo de tracionamento no dente, que será tracionado para o seu devido lugar por seu ortodontista. Tal procedimento evita a extração do dente e ainda possibilita a movimentação ortodôntica dos outros dentes, permitindo a obtenção de um sorriso harmonioso e estético.

CORONECTOMIAS

Em alguns casos, os dentes inclusos se localizam numa posição em que a sua remoção pode trazer intercorrências desagradáveis aos pacientes. Dentre estas possíveis complicações, a parestesia (perda de sensibilidade do lábio) é a que mais intimida o paciente.

Nesses casos, o Dr. Fernando Antonini utiliza uma técnica que previne ou diminui este risco. A coronectomia consiste na remoção da coroa do dente, que é a parte do dente responsável pela maioria das complicações gerada pela manutenção dos dentes inclusos dentro dos maxilares. A raiz do dente, que nestes casos está em íntimo contato com o nervo e, se manipulada, poderia lesar o nervo, é deixada intencionalmente dentro do osso maxilar ou mandibular, preservando a função do nervo e eliminando o risco de parestesia.

Nem todos os cirurgiões-dentistas apto a extração de dentes inclusos estão familiarizados com esta técnica; portanto, em casos de dentes próximo ao nervo alveolar, procuro um cirurgião bucomaxilofacial de confiança para saber mais sobre as CORONECTOMIAS.

A FACE está de portas abertas para lhe proporcionar um procedimento com menor risco e mais segurança.

Quanto mais cedo melhor

Os dentes do siso são mais fáceis de remover quando o paciente é mais jovem, já que suas raízes não estão completamente formadas, o osso circundante é mais flexível e há menos chance de lesão a nervos e outras estruturas nobres adjacentes.

Casos Clínicos