Dor Orofacial

Disfunções têmporo-mandibulares (DTM’s)

DTM é a abreviatura de Disfunções Temporomandibulares. Genericamente, o termo se refere às anormalidades que atingem as ATM e/ou os músculos da mastigação.

Tipos de DTM’s

As DTM’s podem ser classificadas em musculares, articulares ou mistas, quando envolve a musculatura mastigatória concomitantemente com a articulação têmporo-mandibular, podemos ser uni ou bilateral.

Dentre as desordens mais comuns na nossa prática diárias, destaca-se:

  • Dor miofascial: causa dor nos músculos da mastigação e que controlam a mastigação, muitas vezes com irradiação da dor para outros pontos da face;
  • Deslocamento de disco articular: causa dor e ruídos articulares, travamento da mandíbula e assimetria dos movimentos mandibulares;
  • Desordens inflamatórias da ATM: causam degeneração dos ossos que compõem a ATM, gerando dor muscular e articular, ruídos articulares, dores de cabeça e alteracão da mordida.

A equipe multidisciplinar da Clínica FACE avalia cada caso individualmente e inicia o tratamento com terapias conservadoras e não-invasivas, como placas oclusais, laserterapia, terapias comportamentais e fisioterapia oral. Na maioria dos casos, estas terapias são suficientes para o controle dos sintomas, mas casos mais severos ou refratários à terapia conservadora requerem abordagens mais complexas, que variam desde uma infiltração de medicamentos nas articulações até uma possível cirurgia de ATM.

Sintomas

  • Dificuldade, dor ou limitação para abrir ou movimentar a boca;
  • Desconforto durante a mastigação;
  • Alteração na posição dos dentes;
  • Ruídos (barulhos) nas ATMs;
  • Travamento da mandíbula;
  • Dores na face, ouvido e pescoço;
  • Dores de cabeça (cefaléias);
  • Cansaço e espasmo nos músculos da face.

TRATAMENTOS

Os tratamentos de escolha nos dias atuais são conservadores e apresentam excelentes resultados, como autocuidados, medicação, placa de mordida, fisioterapia, etc. Em uma pequena porcentagem de casos onde há alterações específicas nas ATMs, a cirurgia pode ser indicada. Entretanto é importante lembrar que é fundamental um correto diagnóstico já que a maioria das DTMs apresentam envolvimento muscular com indicação de tratamentos conservadores.

Conservador

Fisioterapia muscular e articular, placas estabilizadoras, medicamentos e re-educação do pacientes para evitar hábitos para-funcionais são terapias adjuntas essenciais para o sucesso do tratamento.

Cirúrgico

Abordagens cirúrgicas que variam desde uma cirurgia por vídeo até uma cirurgia aberta para remoção de tecidos inflamados, reposicionamento do disco articular até mesmo substituição da ATM por próteses articulares.

Fisioterapia

Re-educação consiste em uma série de manobras fisioterápicas que tendem a eliminar hábitos parafuncionais (relacionados a postura da cabeça e da mandíbula), melhorarando o funcionamento dos músculos e da articulação, e assim garantindo que o conforto articular se mantenha após o tratamento.